Porque meu cachorro lambe tanto?

Sempre quis saber por que meu cachorro lambe tanto meu travesseiro e as demais coisas pela casa. Então pesquisei a respeito e descobri coisas interessantes...

Cachorro na cama

Primeiro de tudo, existem muitas razões para isso acontecer. Mas a maioria são boas, uma delas significa que "seu cachorro adora seu cheiro".

A única razão para se preocupar quando ele lambe tanto suas coisas pessoais, é quando você usou produtos faciais ou capilares, eles são cheirosos e ou “saborosos” para o seu cão.

A saúde do seu cão pode ser potencialmente prejudicada, pois pode causar muitas doenças e até mesmo dependência (e pode ser bastante difícil de ser interrompido).

Além disso, não é uma ocasião rara na verdade, mas certamente também não acontece com todos os cães e donos de cães que estão por aí. Compilei a maior parte das informações que consegui extrair de amigos, famílias, donos de cães e do meu professor de biologia, é claro.

Eu pesquisei e descobri as razões a seguir pelas quais seu cão pode estar lambendo tanto as suas coisas pela casa toda e até mesmo o seu travesseiro.

A primeira razão pela qual os cães lambem tanto

A resposta mais direta seria que, como um ser humano muito normal, nós suamos.

Enquanto dormimos, nosso corpo faz todo tipo de coisas, nosso cérebro desliga nossa consciência, desconectando-se do mundo real. Mas continua funcionando!

Nosso ritmo cardíaco fica mais lento, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo ficam mais baixas. Nosso cérebro diminui todos os outros processos em nossos corpos, e desde ai começa o processo de sonhar e até curar e consertar as diferentes partes de nossos corpos.

E tão importante quanto, suando e deixando cair a pele e o cabelo, assim como faz durante o dia, é quando perdemos nossas células mortas da pele!!

Cachorro lambendo um bebê

Todos os dias perdemos milhões e milhões dessas células mortas, especificamente perdemos 30.000 células mortas a cada minuto. Se você está se perguntando por que não as vemos, é porque eles se acumulam com a poeira no ar ao seu redor. 

Mas não é nada para se preocupar, é um processo normal e parte de ser humano.

Todas essas células mortas da pele, do cabelo, do suor, acabam depositados em nossos lençóis à noite, em cobertores e travesseiros sob nossas cabeças.

Sabendo que perdemos 30.000 células mortas da pele por minuto, quanto mais perdemos em um sono de beleza de 6 a 8 horas?

Milhões, e ainda por cima cabelo e suor são adicionados à briga, esta é uma das razões pelas quais geramos este chamado "cheiro" de nós mesmos que deixamos em nossos lençóis de cama, travesseiros e cobertores.

Os cães tendem a ser conhecidos por gostar e até ansiar por alimentos que contenham quantidades elevadas de sódio e proteínas, ou em geral, alimentos salgados e “carnudos”. 

Nosso resíduo corporal (suor, cabelo e células mortas da pele) contém uma boa quantidade de sódio, já que a maior parte do nosso suor é feito de sódio e todos esses resíduos vão para os lençóis, travesseiros e cobertores.

Isso faz com que os itens “agora um pouco salgados” sejam muito atraentes para seu cão!!

Isso explica por que às vezes os cães gostam de lamber as nossas mãos, porque tendem a ser salgadas e têm uma boa quantidade de sódio intacta, devido aos resíduos do corpo na camada externa da pele, como o suor.

Isso faz com que os cães gerem o desejo de ir ao seu quarto ou onde quer que esteja seus lençóis, travesseiros e cobertor estejam localizados e dar uma lambida neles.

Na verdade, não precisa ser travesseiros, cobertores e lençóis, mas é o mais comum, pois são os itens que usamos quando o corpo descansa por um longo período de tempo (mínimo de 6-8 horas de contato com o corpo).

A segunda razão pela qual os cães lambem tanto

O segundo seria a mentalidade de cão de "líder". Os cães já estão conosco há muito tempo, datando de 15.000 anos, segundo muitos pesquisadores.

Eles podem ter existido por tanto tempo, mas não tanto quanto seus ancestrais e ancestrais diretos, os lobos e os primeiros lobos domesticados.

Os cães são um dos membros do gênero Canis, que faz parte da família dos canídeos.

Se você não sabe o que são Canídeos, é basicamente uma linhagem de carnívoros composta de lobos, cães, coiotes, raposas e muitos outros cães. Mesmo os extintos.

Agora, um pouco de história... onde entra esta mentalidade de "líder"?

Bem, os cães herdaram uma parte dessa mentalidade na qual a maioria dos canídeos tipo lobo possui.

É a mentalidade de estar em um “grupo” , e nesses grupos eles têm líderes, mas os cães não vão em grupos para nossas casas, certo?

Bem, na verdade, cachorros com donos com certeza não entram em matilhas com outros cachorros, mas aqui está o problema. A menos que eles sejam cachorros selvagens, eles não formarão um bando.

É muito evidente que não há um líder de matilha, pode haver cães olhando uns para os outros, mas realmente não há "líder" entre os cães.

O raciocínio para isso é que o líder da matilha para eles não são os outros cães em casa ou os cães mais fortes, mas essencialmente o dono, o ser humano cuidando deles. Você!

Viver com apenas um cachorro também não muda esse fato, eles ainda o vêem como o "líder" a seguir. Isto é o que os torna diferentes de sua família Canid, em que os fortes se tornam o líder, enquanto que para os cães, é quem os alimenta, cuida deles e os ama (o último, se subjetivo, às vezes, cães ainda siga seu dono mesmo sem receber amor deles).

Note que isto se aplica a cães domesticados em suas casas com seus donos, uma vez que estes são os cães mais comuns que lambem suas coisas pela casa toda. Bem, a menos que você deixe cães selvagens em sua casa!!

Se sabe que às vezes, os cães realmente formam grupos, quando não são criados por mãos humanas com amor.

Cães estão sendo cães, eles fazem todo tipo de coisas para ser tão próximos e fiéis ao seu “líder de matilha”. Isso explica por que quando o “líder de matilha” está longe eles tendem a ficar perto de itens onde o cheiro do “líder de matilha” é forte, (o que expliquei em minha primeira resposta) eles se aconchegariam nos sofás que você sentou, nos cobertores que dormiu e nos travesseiros em que você descansava sua cabeça, e às vezes até babava. Em essência, isso dá segurança aos cães.

A terceira razão pela qual os cães lambem tanto

A terceira razão realmente não se aplica à maioria dos cães, talvez uma parte deles, isso só se aplica à cães com uma baixa auto-estima e também é muito semelhante à resposta anterior, e sim os cães também têm emoções, a maioria dos animais tem!!!

Quando seu cão realmente tem baixa auto-estima, eles tentam ao máximo encontrar maneiras de estar o mais próximo possível dos donos quando você está fora. Eles vão para lugares onde seu cheiro é forte. Quando você sai de casa, seu cão pode tentar se aconchegar no seu quarto e lamber seus travesseiros para ter uma sensação de segurança.

A quarta razão pela qual os cães lambem tanto

A quarta razão seria o uso de produtos faciais, corporais ou de cabelo que são essencialmente salgados ou podem ser salgados, ou talvez se tornarem salgados quando misturados com seus resíduos corporais e que são deixados em seus itens de cama pela manhã.

Isso pode se tornar potencialmente prejudicial, pois seus cães podem desenvolver doenças, alergias ou qualquer outra doença causada por este ou até mesmo maus hábitos, como o vício, que é muito difícil de reabilitar, portanto, verifique os produtos que você usa.

Isso de repente pode ser a razão pela qual um dia você encontrou seu cão lambendo seus travesseiros.

No final, a maioria das razões pelas quais seu cão está lambendo tanto suas coisas e principalmente o seu travesseiro é positiva. Apenas certifique-se de que é o motivo certo, então confira seus travesseiros ou itens de cama.

Como impedir o sue cachorros de lamber coisas pessoais ? (como o seu travesseiro) 

Basta visitar o seu veterinário para descobrir quais são as causas que o seu cão está lambendo tanto suas coisas pessoais !!

Às vezes é algo muito simples, mas também pode estar relacionado a um problema de saúde, como alergias, refluxo gástrico ou qualquer outra coisa.

Caso não seja físico, pode ser emocional.

Depois de encontrar o motivo pelo qual seu cão tem tal comportamento, você pode resolver o problema. E cada solução será de uma maneira diferente.

Portanto, se você tem o problema de seu cão lamber tanto suas coisas pessoais corre pro veterinário e pede alguns exames para ele!!

Espero que este artigo possa ajudá-lo, por favor, compartilhe com seus amigos ...

Previous Post
Beagle at home
Raças

Beagle é uma das raças de cachorros que ficam bem sozinhos?

Next Post
Camping with Dogs
Dicas Produtos

Acampando com o cachorro – onde ele deve dormir ?